In: Nutrição Esportiva2

Olá amigos…

Lá vai um estudo bem legal sobre o açaí e recuperação pós-exercício muscular.

Olha só… é sabido que o exercício muscular extenuante está associado a uma produção aumentada de radicais livres .

Nesse passo, estudos têm demonstrado que a suplementação com antioxidantes naturais pode limitar ou até prevenir a lesão tecidual induzida pelo exercício, bem como ajudar os atletas a se recuperarem do dano oxidativo induzido pelos radicais livres.

A literatura vem destacando que entre as fontes mais promissoras de antioxidantes naturais está o açaí. Por ser rico em polifenóis, sua propriedade antioxidantes e anti-inflamatórias aumenta a sobrevivência das células; e também impacta positivamente a atividade hipocolesterolêmica, evidenciada por mudanças favoráveis no perfil de colesterol no sistema circulatório.

Nesse passo, o estudo abaixo visou examinar se o consumo regular de uma mistura de suco à base de Açaí (100 ml) iria afetar o desempenho do “sprint” e melhorar o status antioxidante do sangue e perfil lipídico em atletas juniores.

Assim, foi avaliado:

  • sete atletas iniciantes de atletismo,
  • durante seis semanas, com 6 a 7 sessões de treinamento semanais, com duração de aproximadamente 90 minutos. No início e no final do acampanhamento, os atletas realizaram um teste de corrida de 300 metros em pista ao ar livre.
  • Durante essas 6 semanas de treinamento, esses atletas receberam 100 ml de suco de açai.
Resultados do Estudo:

O consumo do suco à base de açaí não tiveram efeito sobre o desempenho do sprint de atletas iniciantes, mas causaram um aumento acentuado na capacidade antioxidante total do plasma, melhora substancial no perfil lipídico, e atenuação moderada na lesão muscular induzida pelo exercício.

Os autores do estudo por fim afirmam, que esses achados apoiam fortemente a visão dos benefícios do açai, principalmente atribuídos ao seu alto teor de polifenóis, potencializando suas atividades antioxidantes e hipocolesterolêmicas(melhora no perfil do colesterol) .

Pessoal, como podemos constatar, o açaí pode ser um excelente ingrediente para pós-treino; mas é importante lembrar, que geralmente o açaí que tomamos, não é puro. Normalmente vem misturado com muito açúcar, xarope e etc.

Então, é muito importante tentarmos utilizar a polpa mais pura possível, para aproveitarmos ao máximo os benefícios elencados no estudo.

REFERÊNCIA DO ESTUDO: SADOWSKA-KREPA, Ewa et al. Effects of supplementation with acai (Euterpe oleracea Mart.) berry-based juice blend on the blood antioxidant defence capacity and lipid profile in junior hurdlers. A pilot study. Biology Of Sport, [s.l.], v. 32, n. 2, p.161-168, 30 dez. 2014. Index Copernicus. http://dx.doi.org/10.5604/20831862.1144419.

2 thoughts on “Açai no Pós-Treino”
    • Avatar Esguio

      Obrigado vc Priscila pela presença em nosso blog!

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